top of page

Alerta de Senha: plugin para Google Chrome avisa sobre golpes no Gmail

O Google lançou uma extensão para o Chrome que identifica e informa quando o usuário tenta acessar o Gmail através de uma URL falsa. O e-mail é uma das ferramentas mais comuns usadas por serviços na Internet para identificar seus usuários, o que faz dele um alvo preferencial para ataques de phishing.

O add-on, chamado Alerta de senha, pode ser baixado diretamente na loja do Chrome. Uma vez instalado, ele vai pedir que o usuário insira sua senha do Gmail, que é criptografada e armazenada. A partir deste ponto, caso o usuário tente fazer login em um site que não é do Google, o navegador vai exibir uma mensagem de alerta recomendando que ele modifique sua senha.

O serviço é similar a uma ferramenta usada internamente pelo Google e que está disponível para o Google Apps for Work. Esta versão será capaz de avisar ao administrador caso um dos funcionários seja vítima de um ataque, fazendo com que ele seja capaz de reagir de acordo com a necessidade.

O objetivo da ferramenta é diminuir os casos de phishing, que segundo o Google é uma tática eficaz em 45% das vezes e é responsável por cerca de 2% de todas as mensagens enviadas no Gmail. Por outro lado, ela também identifica quando a mesma senha é usada em outros sites legítimos, o que incentiva o usuário a usar senhas diferentes em suas contas, o que também aumenta a segurança.

Apesar de só estar disponível para o Chrome, a extensão foi divulgada em código aberto, o que vai permitir que outros desenvolvedores a modifiquem para que seja compatível com outros navegadores.

Fonte: techtudo.com.br

11 visualizações
Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivos
Tags
bottom of page